terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A casa ecológica - aquecimento solar

Site dessa imagem aqui
O aquecimento solar é uma forma de reduzir o uso de energia elétrica na residência, condomínio ou empresa. Com isso, fica mais viável que a casa seja autossuficiente, utilizando geração distribuída de eletricidade. 

Explicando melhor: a capacidade de geração de uma turbina eólica, por exemplo, é limitada. Se a casa tiver dois ou três chuveiros, torneira elétrica, aquecedor elétrico central, fica mais difícil suprir tudo isso. Mas se os chuveiros e a torneira elétrica utilizarem água quente oriunda de um aquecedor solar, então fica tudo mais fácil: o gerador eólico consegue prover a eletricidade e o aquecedor solar provê água quente.

O aquecimento solar para a água evita que a energia tenha que viajar por longas distâncias. A energia do sol aquece diretamente a água, e ela é utilizada. Esse é o ponto mais forte da geração distribuída: eliminar a necessidade de grandes instalações de geração, enormes torres de transmissão, milhares de quilômetros de fios. O aquecimento solar é, digamos assim, o uso desburocratizado da energia do sol.

Há empresas especializadas na construção de aquecedores solares. A imagem acima é de um equipamento fabricado por uma dessas empresas. Mas também é possível fazer um aquecedor solar caseiro, mais barato, com materiais simples. Isso tem, claro, a vantagem do preço, mas pode ter algumas desvantagens. Falaremos oportunamente sobre equipamentos artesanais de energias renováveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário