quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Casa ecológica - compostagem

Aqui o site original desta imagem
Quando eu era criança, no interior, costumávamos separar um pedaço do quintal para fazer compostagem. Enterrávamos cascas de frutas, restos de comida, etc, e aquilo virava um adubo de primeira. Em certas épocas do ano, simplesmente não produzíamos lixo. Que tal planejar as cidades para que as casas - ou os quarteirões - tenham um local de compostagem? Se o lixo reciclável for efetivamente reciclado e o não reciclável for transformado em adubo, a produção de carbono cai drasticamente. Nesses quintais poderia se plantar árvores, fazer hortas, jardins...

O lixo orgânico também pode ser usado para produzir energia, através da queima, como mostramos aqui. Também é uma forma de energia renovável. Mas neste post falaremos de como é possível que uma casa reduza ou até elimine a produção de lixo orgânico, simplesmente colocando-o para se transformar em adubo.

Aqui cabe uma crítica e um pedido aos senhores arquitetos e engenheiros civis. Projetem casas e apartamentos com uma área onde se possa fazer compostagem, onde se possa instalar um aquecimento solar de água, uma placa fotovoltaica, um pequeno gerador eólico de eletricidade, e tanque para armazenamento de água para reutilização, com captação de águas pluviais. Procedendo desta forma, os senhores estarão dando uma contribuição inestimável ao meio ambiente.

Além da compostagem do lixo, já existem equipamentos para fazer a compostagem dos dejetos humanos. Sim, acredite, é possível morar numa casa que não joga esgoto nos rios.

Veja a descrição de um desses equipamentos, deste site da empresa Sun-Mar, que os vende:

O Excel é a nossa unidade mais vendida nos EUA e por boas razões. É um toillet com um compartimento biodigestor [bio-drum] de alta capacidade, é muito simples de operar, possui tecnologia bem comprovada e é extremamente confiável. O Excel foi o primeiro banheiro de compostagem auto-suficiente que foi certificado pelo National Sanitation Foundation (NSF). Então, quando você compra um Excel, você está literalmente comprando um banheiro de compostagem que estabelece o padrão.

O Excel tem capacidade suficiente para que ele possa ser usado em qualquer lugar, em residências, casas e até mesmo em pequenos estabelecimentos comerciais.

Para simular o uso residencial do Excel, ele foi testado pelo National Sanitation Foundation (NSF) na capacidade máxima para seis meses contínuos, durante o qual o Excel não produziu odor e produziu composto, de maneira limpa e segura. Somente unidades Sun-Mar auto-suficientes são listadas para uso residencial e em casas de campo pela NSF, cujo padrão # 41 é o padrão mais difícil de ser atingido no desempenho de compostagem no mundo.

Os dois tubos de ventilação são acoplados na parte traseira superior do Excel e podem ser instalados de forma invisível, fazendo-o passar através da parede até o exterior. Para maior conforto, o Excel tem um apoio para os pés resistente destacável que pode ser removido para retirar a gaveta de compostagem.

Em uso normal, o Excel pode normalmente evaporar todos os líquidos, no entanto, um tubo de drenagem de emergência de ½ polegada está instalado na retaguarda e deve ser conectado se a unidade estiver sendo utilizada em residência ou em utilização pesada, ou se é esperada falta de energia prolongada.
Para algumas pessoas, principalmente da classe média alta, ecologia é assunto chic, desde que não interfira nos hábitos de vida perdulários e anti-ecológicos que esses cidadãos costumam manter. Um toillete que produza composto orgânico no próprio banheiro da casa é impensável para essa mentalidade. Mas lá nos EUA e na Europa muitas pessoas já estão fazendo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário