domingo, 18 de dezembro de 2011

Casa ecológica - reciclagem

Imagem: digitalart / FreeDigitalPhotos.net
Se sua casa ainda não tem aquecimento solar, célula fotovoltaica, compostagem de resíduos orgânicos ou geradores eólicos, pelo menos você pode ter reciclagem de lixo, que é o básico do básico.

Muitas pessoas se dizem "ecológicas", desde que ecologia seja só com os outros. Se tiverem que mudar seus hábitos um milímetro, já não querem saber de ecologia. Assim é fácil. Assistem programas sobre meio ambiente na TV a cabo e não têm atitudes ecológicas em seu dia a dia.

Então, vamos fazer um "esforço" e colocar, nas nossas casas, um recipiente de bom tamanho para os plásticos, papéis, vidros e metal que formos descartar. Tem de ser de bom tamanho porque os materiais recicláveis que descartamos estão em muito maior quantidade que o lixo orgânico. Em geral cerca de dez vezes mais.
O material descartável tem que estar limpo. Por exemplo, potes de yogurte devem ser lavados, o que leva cerca de 5 segundos, pois não se trata de esfregar com esponja ou lavar com detergente. É só "passar uma água", como se costuma dizer.

E já que o material descartável é limpo, não vale aquele argumento de muita gente: "ah, mas eu não vou guardar lixo em casa uma semana". Trata-se de vidro, plástico, papel e metal. Não vai "juntar bicho".

Uma questão prática é saber qual o(s) dia(s) em que a coleta de recicláveis passa em sua rua. Em muitas cidades do Brasil essa coleta  não existe ou é muito restrita. Só para citarmos um exemplo, na cidade de São Paulo apenas 1% dos materiais recicláveis são recolhidos separadamente. Em alguns bairros, não há coleta seletiva. E, nos que há, os moradores não têm consciência ambiental suficiente para participar, separando os materiais.

Mesmo que no seu bairro ou cidade não haja coleta seletiva, assim mesmo você deve separar o lixo reciclável. Mesmo que ele seja recolhido pelo caminhão de lixo "normal", a separação facilita imensamente o trabalho dos catadores que recolhem os recicláveis nos lixões, reduzindo-lhes o desagradável contato com lixo orgânico.

Não é preciso quatro recipientes para os quatro tipos de materiais recicláveis. Trata-se de um recipiente só (como o da foto, por exemplo) que irá receber embalagens plásticas, latas de cerveja e refrigerante, jornal velho, caixas de papelão e frascos de vidro, entre outros materiais.

Separar o lixo reciclável é um ato de respeito com o planeta. E é bastante educativo, também. Como foi comentado acima, a quantidade de lixo reciclável que produzimos é tão grande que algumas pessoas chegam a ficar chocadas. Quem sabe isso as ajude a mudar seu padrão de consumo, reduzindo o uso de embalagens, potinhos, frasquinhos e sacolas plásticas...

No link http://www.ecourbis.com.br você tem acesso ao dia e horário em que a prefeitura de São Paulo faz a coleta seletiva na sua rua. Coloque seu CEP, número da residência e selecione a opção coleta diferencidada, para obter a informação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário