quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Biogás - o problema vira solução

site original da imagem aqui
Existem muitos problemas a serem resolvidos no nosso modo de vida urbano. Citamos aqui dois deles:

- a produção diária de lixo pela população - Em nosso país, não há estatísticas exatas da quantidade de lixo produzida pelos aglomerados urbanos, mas acredita-se que esteja entre 1 a 2 kg por residência, por dia.(1). Os lixões, em muitas partes do Brasil, já estão a se esgotar. Nas capitais, esse processo está em ritmo acelerado, colocando às prefeituras e governos estaduais questões de saúde pública.

- a necessidade de fornecer eletricidade a mais e mais famílias - Este é outro desafio. O Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, baseada na geração hidrelétrica. Usinas como a de Belo Monte, embora sejam alvo de uma campanha por parte de ONGs dos EUA e Europa (regiões que usam a geração a carvão como matriz!!) são a opção mais viável. Mas o Brasil começa, também a utilizar outras formas de geração.

O lixo orgânico contém um alto potencial de geração de calor. Em certas condições, ele se transforma num verdadeiro biocombustível, fazendo funcionar usinas que geram eletricidade, biogás e... fertilizante agrícola!!

Dessa forma, dois problemas somados resultam em... soluções!

Recentemente, um shopping em São Paulo teve que ser evacuado porque, tendo sido construído sobre um lixão (!!), o prédio estava sendo invadido por gás metano, altamente inflamável, com risco de explosão. O problema foi resolvido com instalação de tubulações que direcionam esse gás para a atmosfera. Ora, o gás metano produz o chamado efeito-estufa, causador de aquecimento global. Aliás, o gás metano é ainda pior do que o CO2 como causador de aquecimento global. Ao invés de a prefeitura ter autorizado a construção do shopping, deveria ter construído uma usina de produção de biogás e eletricidade no local.

A produção de energia a partir do lixo exige algumas condições. Primeiro, mudança de hábitos: a população tem que separar o que é lixo orgânico (cascas de legumes, restos de comida, etc) do que é reciclável (plásticos, papel, vidro e metal). Esse lixo orgânico sofre processos químicos pela ação de bactérias, em enormes recipientes conhecidos como biodigestores. Desse processo resulta o biogás, que é então usado para produzir eletricidade, alimentar fornos em empresas ou até para mover veículos!!

Em pequenas cidades, pode ser uma solução para iluminar praças públicas, por exemplo. Ou para abastecer, com biogás, os veículos municipais.

Cada vez mais, essas soluções terão que ser adotadas, pois manter lixões sendo continuamente alimentados com toneladas de lixo, não é sustentável.

_________
(1) É uma quantidade ainda baixa. Nos EUA, por exemplo, onde os hábitos de consumo não são os mais adequados ao planeta, produz-se muito mais, da ordem de 3 a 5 kg por pessoa por dia. Agora, com a crise, talvez eles estejam sendo forçados a repensar esse modo de vida...


Nenhum comentário:

Postar um comentário