sábado, 26 de novembro de 2011

O que retira CO2 da atmosfera?


Existe uma discussão, no mundo, sobre o aquecimento global. A questão discutida é: existe ou não aquecimento global? A extrema-direita dos EUA garante que não, que é "invenção de comunistas para deter o progresso dos EUA". O governo chinês também garante que aquecimento global não existe que é "invenção de capitalistas para deter o progresso da China".

E, assim, as nações continuam produzindo quantidades colossais de CO2 (dióxido de carbono) e despejando-o na atmosfera, como se não houvesse amanhã. Mas, ao contrário do que dizia o poeta Renato Russo, na verdade há o amanhã. E nós provavelmente estaremos nele.

O CO2 produz o chamado efeito-estufa, isto é,  a retenção do calor do planeta, impedindo-o de se irradiar para o espaço. O CO2 faz, portanto, o mesmo papel que o telhado transparente desempenha nas estufas de plantas tropicais, daí o nome do fenômeno.

Nos países do hemisfério norte, a produção de eletricidade é, em grande parte, através da queima de carvão. Isso é terrível, pois são bilhões de toneladas de CO2 despejadas, diariamente na atmosfera.

A principal forma de retirar CO2 da atmosfera é através do plantio de árvores. Os vegetais, para crescer, usam esse CO2, e esse carbono é incorporado às fibras do tronco e das folhas. As algas presentes nos oceanos fazem a mesma coisa, numa escala descomunal.

Infelizmente, as florestas do mundo estão sendo devastadas. Principalmente as dos países "desenvolvidos", que já foram quase que totalmente eliminadas da face da Terra. Quanto aos oceanos, lamentavelmente, o aquecimento e a poluição dos oceanos desequilibrou o ecossistema marinho de uma forma que ainda não compreendemos totalmente. Estudos a respeito estão em andamento.Mas é provável que os oceanos tenham reduzido seu poder de retirar CO2 da atmosfera.

O primeiro passo que, pelo menos, não joga ainda mais CO2 na atmosfera, é mudar a matriz energética dos países do hemisfério norte. Não há planeta que aguente tanto carvão sendo queimado para aquecer as casas no inverno ou prover eletricidade para os condicionadores de ar no verão.

Aqui no hemisfério sul ainda usamos eletricidade proveniente de termoelétricas a diesel e a carvão. Temos que zerar isso.

Não podemos nos esquecer dos combustíveis que movem nossos veículos. Se são combustíveis fósseis - petróleo, por exemplo - eles jogam CO2 na atmosfera. Teremos que substituir os combustíveis fósseis por biocombustíveis. O petróleo será usado apenas para produzir fertilizantes, lubrificantes, tecidos e plásticos.

O Brasil é campeão mundial na produção de biocombustíveis. E também é o maior consumidor. Nosso país é um dos poucos no mundo que já produz comercialmente carros que podem funcionar apenas com etanol de cana-de-açúcar.

Voltaremos a essa questão do CO2 e do aquecimento global. É fundamental que a humanidade equacione seu desenvolvimento com a baixa emissão de dióxido de carbono. É o nosso futuro que está em jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário