Quando falamos em energia solar, podemos estar falando, basicamente, de duas formas de energia: aquecimento solar e energia fotovoltaica.
O aquecimento solar é feito por um dispositivo simples que, colocado no telhado da residência ou empresa, recebe calor do Sol e o transfere diretamente para um reservatório d'água (às vezes cilíndrico, como nesta imagem)..
O gerador fotovoltaico é mais complexo. Ele transforma radiação solar em eletricidade por um fenômeno chamado efeito fotoelétrico (cujo estudo deu o prêmio Nobel a Einstein) e armazena essa eletricidade numa bateria.
Mas, se formos analisar as formas de geração de energia que temos na Terra, faremos uma constatação: quase todas, ao fim e ao cabo, vem do Sol. Senão vejamos:
- energia solar - aquecimento de água através da radiação do Sol;
- energia fotovoltaica - eletricidade obtida a partir da radiação do Sol;
- energia hidrelétrica - eletricidade produzida pelos rios. Ora, mas os rios são alimentados continuamente pelo regime de chuvas. E as chuvas são o resultado da evaporação de água provocada pelo calor do sol;
- biomassa - é a forma de energia obtida pela queima de massa vegetal, em geral palha de arroz, bagaço de cana ou palha de milho. Se lembrarmos das aulas de biologia, os vegetais crescem a partir da fotossíntese, isto é, eles usam a energia solar, o CO2 e o oxigênio do ar, combinados, para se desenvolver. Portanto, sem o Sol não haveria biomassa;
- energia eólica - obtida através da força dos ventos. Só que os ventos existem devido a diferenças de temperatura entre as massas de ar, diferença essa que é provocada pelo Sol;
- etanol e biodiesel - bem, como já vimos antes, se vem de vegetais, vem do Sol.
As exceções ficam por conta de três formas de energia: a geotérmica (que aproveita o calor interno da Terra), a energia obtida das marés (que são provocadas pela gravidade da Lua) e o petróleo. Mesmo esse último é produto do calor do Sol de eras passadas, que permitiram a vida animal e vegetal de tempos pré-históricos.
O Sol um dia se extinguirá. Os cientistas preveem a morte do Sol para breve, daqui a uns 4 ou 5 bilhões de anos. Até lá, poderemos usar sua energia abundante para nossa evolução em harmonia com a Natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário