quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Energia é a chave para o futuro

Imagem: graur codrin / FreeDigitalPhotos.net

A espécie humana é única no planeta em muitas coisas. Para o bem ou para o mal. Uma das principais diferenças entre nós e os nossos irmãos animais é que nós construímos uma civilização extremamente dependente de energia.

Nós cozinhamos nossos alimentos, coisa que nenhum outro ser no planeta faz. Para isso precisamos de lenha ou gás. Nós nos locomovemos em veículos automotores. Para isso, precisamos de combustível, seja petróleo, biodiesel, etanol, eletricidade ou hidrogênio.

Em nossas casas, temos eletrodomésticos e eletrônicos que utilizam eletricidade. Tornamo-nos dependentes também dela. Quando acontece um blackout, ficamos desorientados e desconcertados, sem saber o que fazer.

Imagem: nuttakit / FreeDigitalPhotos.net
Então, quase tudo que nos torna humanos exige energia que extraímos da Natureza. Podemos extraí-la de forma inteligente, cuidando para não degradar o planeta em que vivemos. Ou podemos extorquir essa energia da Terra. Mas, neste caso, que nos preparemos para as consequências para nós mesmos.

A definição mais simples e básica de sustentabilidade é a seguinte:

Sustentabilidade é viabilidade ao longo do tempo.

Se nossa interação com o meio ambiente é sustentável, então é viável indefinidamente. Com isso, extraímos da Natureza uma energia renovável. Por exemplo, plantamos cana, produzimos álcool. A cana retira CO2 do meio ambiente, ajudando a combater o efeito estufa. Ao queimarmos o álcool em nossos veículos, o CO2 volta para a atmosfera. Mas na safra seguinte de cana, outra vez retiramos esse carbono do ar e o recolocamos nas fibras vegetais. É um ciclo, muito bem representado no famoso símbolo da reciclagem:

Add caption
Os ciclos como esse são fundamentais para a mantença do equilíbrio ambiental. O cenário ideal é o de uma energia que utilizamos, devolvemos ao meio ambiente e depois usamos novamente. Com o tempo, o petróleo deveria ser utilizado não mais para queimar, e sim para produzir fertilizantes, tecidos e plásticos. Quando chegar esse dia, toda a energia que utilizarmos será renovável.





Nenhum comentário:

Postar um comentário